sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O meu azeite é melhor que o teu

 As oliveiras dos Galegos, muitas delas centenárias, conhecem bem as mãos da Sra. Maria Raposo Pires.
Para fazer azeite de qualidade é preciso ter boas oliveiras e "dar ao litro". Se para encher um garrafão de azeite são necessários 25 ou 30 Kgs de azeitonas, é fazer as contas e ver a trabalheira que dá. Cada oliveira tem a mesma rotina; abre-se uma rede à volta da árvore, coloca-se o escadote a jeito e limpa-se os raminhos todos com paciência e pouca conversa. Depois transporta-se para o lagar que trata do resto. O valor deste trabalho não faz o azeite mais barato mas a qualidade compensa.

Quem a vê trabalhar parece que tem 20 anos mas nesta altura conta com a ajuda do filho Joaquim Meira, que apesar de viver na Charneca da Caparica, lhe vem dar uma mãozinha. E já agora levar uns garrafões de azeite para a capital.
O Pedro é a nova geração dos galegos a tem o café "A Tasquinha". Também ele sabe que se quer ter azeite do bom para o ano que vem, tem de vir dar uma ajuda ao pai Tomás na apanha da azeitona enquanto a sua "patroa" toma conta do café.
O Sr. Mateus e a Sra. Jacinta de Stº António das Areias ainda não começaram a campanha porque o fruto não está suficientemente maduro. Lá mais para o final do mês se verá.